quarta-feira, 18 de novembro de 2015

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE 15 a 17 ANOS – MARINGÁ-PR. EAF COLOCA A BAHIA EM DESTAQUE CONQUISTANDO MEDALHA INÉDITA.


FOI UM ANO , DEFINITIVAMENTE PARA A COMPROVAÇÃO DE QUE A BAHIA PODE E DEVE MUDAR O QUADRO QUE SE ENCONTRAVA DESDE A REFORMULAÇÃO DOS ANTIGOS JEBs (JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS). APARTIR DE 2005 O COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO ASSUMIU A CHANCELA DESTA QUE É A MAIOR COMPETIÇÃO ESTUDANTIL DA AMÉRICA LATINA , COM PRESENÇA DE MAIS DE 6.000 (SEIS MIL) PESSOAS ENVOLVIDAS EM CADA ETAPA. ESTE ANO AS ETAPAS FORAM DISPUTADAS EM FORTALEZA 12 a 14  AGORA EM LONDRINA COM O ATLETISMO SENDO REALIZADO NA LINDA CIDADE DE MARINGÁ.
A BAHIA SEMPRE FOI UM  FIGURANTE NESTA COMPETIÇÃO , CONQUISTANDO APENAS DUAS MEDALHAS EM TODA A HISTÓRIA ATRAVÉS DA ATLETA GABRILELA VITA SOUZA , FICANDO QUASE SEMPRE NAS ÚLTIMAS COLOCAÇÕES NAS DIVERSAS PROVAS DISPUTADAS.

POIS BEM , NOS ANOS ANTERIORES O ESTADO COMEÇOU A DISPUTAR FINAIS E A COLOCAR SEUS TALENTOSOS ATLETAS EM POSIÇÕES INTERMEDIÁRIAS DEVIDO A UM PLANEJAMENTO FEITO POR UMA AUDACIOSA ESCOLINHA DE ATLETISMO CRIADA EM UM PEQUENINO POVOADO , LOCALIZADO NO SERTÃO DA BAHIA  , HÁ 500 QUILÔMETROS DA CAPITAL.

DE ACORDO COM ESTE PLANEJAMENTO OS BAIANOS CHEGARIAM ESTE ANO COM CONDIÇÕES REAIS DE CONQUISTAR MEDALHA E FOI O QUE ACONTECEU. NA ETAPA DE FORTALEZA O ATLETA ALESSANDRO SOUZA , FILHO DO PROFESSOR FERREIRNHA , CONQUISTOU A MEDALHA DE BRONZE NA PROVA DOS 1.000 METROS RASOS E SEUS COLEGAS CONSEGUIRAM COLOCAÇÕES CONSIDERADAS MUITO BOAS , PROJETANDO UMA EVOLUÇÃO PARA OS ANOS SEGUINTES NESTA CATEGORIA. NO PARANÁ VEIO TAMBÉM UM BRONZE INÉDITO COM A ATLETA RAILANE BATISTA NA PROVA DOS 3.000 METROS RASOS , SOBRETUDO RESULTADOS QUE RATIFICAM ESTA EVOLUÇÃO DO ATLETISMO BAIANO. PROVAS COMO OCTATLO E HEPTATLO , NUNCA ANTES DISPUTADAS PELO ESTADO TROUXERAM A OITAVA COLOCAÇÃO COM A ATLETA PRISCILA ALMEIDA E A AMARGA QUARTA COLOCAÇÃO COM O ATLETA LUCAS NATAN. TIVEMOS TAMBÉM ATLETAS EM QUINTO , EM SEXTO E OS REVEZAMENTOS PELA PRIMEIRA VEZ CORRERAM DIMINUINDO BASTANTE O ABISMO QUE EXISTIA ENTRE O ATLETISMO DO SUL E O DO NOSSO QUERIDO ESTADO.

ALGUMAS AÇÕES FORAM FUNDAMENTAIS PARA A EVOLUÇÃO DO ESTADO. DENTRE AS QUAIS DESTACAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE PÓ DE PEDRA NO POVOADO FEITA PELA SUDESB (SUPERINTENDÊNCIA DOS DESPORTOS NA BAHIA) , A CONTEMPLAÇÃO DE BOLSAS PARA OS ATLETAS DESTAQUES DE FLAMENGO , COMO RAILANE BATISTA QUE RECEBE 380,00$ MENSAIS JUNTAMENTE COM A ATLETA NÁVINY BONFIM E , A CONVOCAÇÃO DO PROFESSOR IDEALIZADOR DA ESCOLINHA EM FLAMENGO , ANTONIO FERREIRA BONFIM FILHO , PELA PRIMEIRA VEZ COMO UM DOS TREINADORES DA NOSSA HONRADA SELEÇÃO BAIANA DE ATLETISMO , SENDO É IMPORTANTE RESSALTAR O TRABALHO DO CREF BAIANO , QUE RECONHECEU  O DIREITO ADIQUIRIDO PELO PROFESSOR ANTONIO FERREIRA , CONCEDENDO-LHE A CARTEIRA PROVISIONADA EM ATLETISMO DO CREF , POR ELE ATUAR NA DISCIPLINA HÁ MAIS DE 20 ANOS EM ESCOLAS DA REGIÃO , DEVIDO A FALTA DESTE PROFISSIONAL , FAZENDO COM QUE O MESMO SEJA DIGNO DE RECONHECIMENTO E NÃO DE PUNIÇÃO , ALÉM É CLARO DA INTERVENÇÃO DO PROGRAMA CALDEIRÃO DO HUCK QUE TRANSFORMOU UMA ESCOLINHA , BASEADA EM IMPROVISOS , EM UMA ESTRUTURA MAIS EQUIPADA E ACONCHEGANTE , SENDO TANBÉEM IMPORTANTE DIZER QUE SÃO MATERIAS QUE PRECISAM DE MANUTENÇÃO E REPOSIÇÃO , ALGUNS DELES ATÉ JÁ NÃO EXISTEM MAIS DEVIDO  AOS DESGASTES DO USO CONTÍNUO E DAS INTEMPERES DO TEMPO.
AS PARCERIAS FORAM MUITO IMPORTANTES PARA ESTAS CONQUISTAS. DENTRE ELAS PODEMOS DESTACAR A PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI QUE FORNECE TRANSPORTE , SEMPRE QUE POSSÍVEL , DANDO PRIORIDADE ÀS COMPETIÇÕES DE BASE E AS ESCOLARES. A EMPRESA MINERAÇÃO CARAÍBA , DURANTE ESTE ANO FORNECEU UMA AJUDA MENSAL DE 1.000 REAIS PARA MANTER ESTES TLETAS , QUE COLOCARAM O ESTADO EM DESTAQUE , MORANDO NA EAF , COM TREINAMENTO E ALIMENTAÇÃO ORGANIZADOS.
NESTA EMPREITADA OS COLABORADORES AUTÔNOMOS TIVERAM UMA IMPORTÂNCIA DIFÍCIL DE MENSURAR. DOAÇÕES DE SEXTAS BÁSICAS , DE MEDICAMENTOS , DE BUTIJÃO DE GÁS , DE MATERIAL ESPORTIVO E ETC.
UM TRABALHO , DURO , CANSATIVO , PORÉM PRAZEROSO PORQUE FOI FEITO PARA DAR PROVAS CABAIS DA CAPACIDADE QUE TEMOS DE SERMOS COMPETITIVOS AQUI NO NORDESTE. TODOS FORAM MUITO IMPORTANTES NESTA EMPREITADA , MAS AGORA PRECISAMOS DE UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS QUE TÊM OBRIGAÇÃO E DISPÕEM DE RECURSOS PARA SEREM INVESTIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE DE BASE DA BAHIA.
É PRECISO AGORA UM INVESTIMENTO PARA POTENCIALIZAR ESTS ATLETAS QUE , CERTAMENTE CONTINUARÃO COMPETINDO EM NÍVEL AINDA MAIS ALTO.

COM A PALAVRA AS AUTORIDADES MUNICIPAIS , ESTADUAIS E ATÉ MESMO NACIONAIS DO ESPORTE.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial